Aldeias do xisto

A Serra da Lousã faz parte, juntamente com a Serra da Estrela e Serra do Açor, da Cordilheira Central. Nela poderá descobrir 12 Aldeias do Xisto espalhadas por vários concelhos. Entre Góis e Lousã, a poucos kms do alojamento, poderá visitar 9 das Aldeias referenciadas.

 

Góis

A apenas 10 kms do alojamento pode encontrar as 4 aldeias do concelho.

Aigra Velha é a Aldeia do Xisto que, sendo uma das mais pequenas, é a que se encontra a maior altitude (700m).

Aigra Nova, a única com uma “maternidade de árvores”, de ruas estreitas que levam a uma eira onde está situada uma loja “Aldeias do Xisto”.

Comareira, a mais pequena aldeia da rede. Deslumbre-se com a paisagem que se alonga até perder de vista.

Pena, abrigada por baixo do penedo de Góis, ladeada pela ribeira de águas cristalinas, um castanheiro secular guarda a entrada para o coração da Aldeia.

Lousã

Seguindo da Aigra Velha para o Trevim, o ponto mais alto da serra (a 1205m de altitude), ou indo pelo centro da vila da Lousã, a cerca de 15 minutos do alojamento, encontra o caminho para as aldeias.

Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal formam o aglomerado de aldeias que pertencem ao concelho da Lousã. Umas mais famosas do que outras, cada uma com o seu encanto, são hoje uma das maiores atracções da região. A melhor forma de as conhecer é a pé, pelos percursos que substituíram os antigos caminhos serranos. 

Reserve algum tempo para visitar as Aldeias Serranas, Vaqueirinho e Catarredor.





Aldeias do xisto, lugares com tradições

Translate »