património

Oito séculos de história, tradição e de uma beleza única.

Núcleos museológicos, monumentos com seculos de existência, feira da castanha e do mel, fauna e flora única… Não deixe de conhecer o património cultural e natural do concelho de Góis.

identidade e memória de uma comunidade

Por todo o concelho existem monumentos que são parte incontornável do nosso património cultural. Grande parte são de índole religiosa e espelham a devoção de um povo: Igrejas, capelas e alminhas. No centro histórico da Vila de Góis, local onde se regista a maior concentração de monumentos que contam a história das nossas gentes, pode encontrar: A fonte do pombal e a cisterna com os azulejos hispano-árabes do sec. XVI, conjunto arquitectónico formado pela igreja Matriz e o túmulo de D. Luís da Silveira. No salão nobre dos Paços do Concelho, eleve o olhar e admire os tectos apainelados! Saia do edifício da autarquia desça a rua e, antes de subir à Capela do Castelo onde pode admirar a bela paisagem da Vila de Góis, passe na Ponte Real – classificada como imóvel de interesse Público. Descubra a herança dos nossos antepassados aqui

image tetos pacos concelho gois
image roda antiga

espaços museológicos

“Um conjunto de espaços que têm em comum a missão de abrigar a memória do seu povo, do seu território.
Espaços esses, uns criados num passado recente, outros em preparação, outros ainda em remodelação.
Guardiões de memórias, os espaços museológicos merecem a sua visita.” Aceda ao roteiro aqui

image feira santos mel castanha gois

tradição e
cultura

Para além das inúmeras festas populares, que decorrem no período do verão, a Feira dos Santos do Mel e da Castanha, que tem lugar a 1 de novembro, é uma excelente oportunidade para nos visitar. Aproveite para conhecer os produtos endógenos e saborear a gastronomia variada que vai desde o queijo e broa até à chanfana.

image veado

património
natural

Parte do concelho de Góis é  abrangido pela rede Natura 2000. Património composto por diversos habitats, dos quais destacamos 9 florestas e 3 habitats de água doce, onde as praias fluviais se destacam. Dê um passeio pelos variados percursos pedestres e habilite-se a observar lontras, javalis, veados, flora diversificada e aves ímpares como o açor e algumas espécies de águias.

Translate »