praias fluviais

num raio de 5 kms, três praias de excelência!

Rio Ceira e Rio Sótão são os dois rios que circundam a nossa freguesia. O primeiro com praias fluviais concessionadas, o segundo brinda-nos com locais em estado selvagem.

Rio ceira

Com uma extensão de 100 kms, nasce na Serra do Açor, perto do Piódão, a 1118 metros de altitude e desagua no Rio Mondego, à entrada de Coimbra.

Góis, também conhecida como a “Capital do Ceira”, é a principal povoação atravessada por este curso de água. Para além de inúmeros locais selvagens onde pode tomar banho, num raio de 5 kms do nosso alojamento, tem acesso a 3 das praias fluviais mais conhecidas da região centro: As Praias Fluviais da Peneda e do Pêgo Escuro, localizadas na Vila de Góis e, a apenas 700 metros de Portantiqua, a Praia Fluvial das Canaveias. 

Estas praias são caracterizadas não só pela qualidade da água, mas também pelas acessibilidades, tendo sido galardoadas nos últimos anos com Bandeira Azul, Medalha de Ouro da Quercus e Praia acessível. 

image cabril ceira
canaveias miniatura - Praias Fluviais

Praia Fluvial das Canaveias

Localizada em Vila Nova do Ceira, num cenário fantástico e com um bar de apoio, é provida de uma zona com churrasqueiras e mesas para que possa fazer um pic-nic e usufruir de um dia em grande. Durante o verão, face à sua localização, tem a particularidade de ser “banhada” pelos raios do sol até às 19h00.

image praia fluvial peneda

Praia Fluvial da Peneda

A jusante da Ponte Real e no coração da Vila de Góis, esta maravilha é a praia fluvial mais antiga da nossa região, conta com mais de 20 anos de existência. As águas transparentes, através das quais se vêem os pequenos seixos que compõem o seu leito, e a zona envolvente cativam qualquer pessoa.

image praia fluvial gois

praia fluvial do pêgo escuro

Da Praia Fluvial da Peneda percorra o passadiço de madeira, faça um passeio à beira rio que termina num local mágico em que a lagoa, o açude, as sombras, a ilha e o moinho (adjacente ao bar de apoio), conferem a esta praia um cenário fantástico onde pode passar um dia com bastante sombra e tranquilidade. 

image lagoa rio sotao

Rio sótão

Nasce na Serra da Lousã e entra na freguesia de Vila Nova do Ceira pelo meio dos lugares de Monteira e Várzea Grande juntando-se ao Rio Ceira na epigenia da Candosa, local conhecido por “Cabril do Ceira”.

Caracteriza-se pela quantidade e tamanho das pedras existentes no seu leito. Durante o verão, caminhando de pedra em pedra, o baixo caudal permite desbravar uma grande extensão do rio e descobrir locais com uma envolvência mágnifica. Nalguns sítios encontra pequenas lagoas feitas pelo Homem que são ideais, especialmente para crianças dada a pouca profundidade, para ir a banhos nas águas cristalinas deste pequeno mas bonito rio.

Translate »