Plano de contingência Covid-19
Plano de contingência Covid-19

Clean and safe logo - Plano de contingência Covid-19

O plano interno de contingência visa a implementação de medidas de prevenção e controlo de infecção, a seguir pelo nosso alojamento e nossos hóspedes, por forma a que as estadias decorram dentro dos padrões de segurança definidas pela DGS – Direção Geral de Saúde, para a actividade hoteleira.

Sabendo da facilidade com que o vírus “Coronavirus, Covid-19” se propaga, o plano implementado entra em vigor de imediato e não tem data de suspensão definida pois tal situação dependerá da evolução da pandemia e das orientações das autoridades de saúde e governo de Portugal.

Portantiqua, guest house assume o compromisso de cumprir criteriosamente com as directrizes definidas e sentimo-nos no direito de exigir aos nossos hóspedes que cumpram os cuidados de higienização, etiqueta respiratória e respeito por todos que os rodeia (outros hóspedes e demais comunidade local):

  • Higienização das mãos: Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfectante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas;
  • Etiqueta respiratória: Tossir ou espirrar para o antebraço flectido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; Higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos
  • Conduta social: Alterar a frequência e forma de contacto com os trabalhadores do alojamento e entre outros hóspedes, evitando (quanto possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.

 

Check-in:

  • O check-in terá lugar entre as 16h00 e as 22h00, conforme estipulado no regulamento interno.
  • Apesar de, no alojamento, existir uma sala, independente das casas disponíveis no alojamento, onde recebemos os nossos hóspedes, o check-in passará a ser efectuado dentro da casa que o hóspede reservou, estando presentes o(s) hóspede(s) e um elemento do nosso alojamento para prestar todas as informações necessárias para que a estadia decorra conforme desejado.
  • No momento do check-in todos os intervenientes deverão estar munidos de máscara e não haverá lugar ao tradicional cumprimento físico de boas vindas.

Check-out:

  • Durante o decorrer do plano agora implementado, o check-out terá que ocorrer até às 11h00 da manhã. Esta medida sobrepõem-se ao estipulado no regulamento interno que define o check-out até às 12h00 da manhã. Esta situação prende-se com os procedimentos de limpeza adoptados em função dos conselhos dados pela DGS.

Facilidades de higienização disponíveis:

  • Disponibilizamos em cada casa um dispensador de gel duche/banhos/mãos, dentro de recipiente próprio.
  • Nas zonas de lazer comum, acesso pela garagem e jardim/churrasqueira, os hóspedes terão ao seu dispôr um dispensador com gel desinfectante à base de álcool.

Limpeza durante a estadia (a cargo do hóspede):

  • Pede-se que se evite a utilização de vassoura e se privilegie a limpeza húmida, utilizando o balde e esfregona disponível em ambas as casas.
  • A muda da roupa de cama será feita apenas para estadias prolongadas, da responsabilidade do hóspede, conforme regulamento interno. Pede-se que as roupas de cama e de banho sejam entregues enroladas e dentro de um saco disponível para o efeito, o alojamento facultará roupas de cama e atoalhados de banho devidamente higienizados.

Limpeza após check-out:

  • Para protecção da pessoa que faz a limpeza facultamos avental descartável, luvas descartáveis, máscara e viseira.
  • Tendo em conta que a muda de roupa da cama gera aerossóis, as limpezas após o check-out terão duas fases distintas, a saber: numa primeira fase retiram-se as roupas e atoalhados de banho e deixa-se a casa a arejar durante duas horas , após este intervalo é que se fará a limpeza de pisos e superfícies.
  • A roupa das camas será lavada à temperatura de pelo menos 60 ºC.
  • Na limpeza de pisos e superfícies (bancadas, móveis, maçanetas de portas…) das casas damos preferência à limpeza húmida com recurso a panos de utilização única e com os produtos desinfectantes aconselhados para o efeito.

Medidas em casos de doença ou suspeita de estar doente por Covid-19:

Face ao que se conhece de momento:

  • A pessoa doente não deve sair do alojamento e deve contactar a linha SNS24 (808 24 24 24), dando conhecimento ao responsável de Portantiqua,
  • Não se deve dirigir ao centro de saúde local, a consultório privado ou urgência de hospital,
  • Aguardar as instruções dos profissionais de saúde que a vão atender e a decisão clínica,
  • Deve usar máscara, caso não tenha deve solicitar ao alojamento.

 

 

 

Comments are closed.

Translate »